Além de programas de incentivo em diversas áreas, Secretaria Municipal de Cultura tem ampliado homenagens a personalidades negras no espaço urbano
A Secretaria Municipal de Cultura tem como norte a descentralização da cultura e a valorização da produção cultural e dos artistas, em toda a sua diversidade e criatividade. Impulsionando a cultura negra, a SMC promove eventos ao longo de todo o ano para valorizar e dar voz a artistas negros, que podem se apresentar tanto em eventos macro, como Virada Cultural, Mês da Consciência Negra, Aniversário de São Paulo, Mês do Hip Hop, Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, entre outros, como nas programações gerais de teatros, centros culturais, bibliotecas, CEUs e casas de cultura, além do programa Praças da Cultura.
Além disso, a SMC dá oportunidades para todos, por meio de editais, como o Edital da Cultura Negra, entre outros; por meio de programas de formação, como o Vocacional, o PIÁ, o PIAPI, as EMIAS e os estúdios criativos da Rede Daora; e dando oportunidades de trabalho por meio do Programa Jovem Monitor Cultural.
Nos últimos anos, a SMC também promoveu a inauguração de cinco estátuas de personalidades negras. São eles: a escritora Carolina Maria de Jesus, o atleta Adhemar Ferreira da Silva, os cantores e compositores Itamar Assumpção e Geraldo Filme e a sambista Madrinha Eunice.