Na cerimônia de entrega da edição 2023, 70 receberam a certificação 41 delas pela primeira vez e 29 renovações
Concedido desde 2021 com a missão de reconhecer instituições cujo quadro de profissionais contratados contemple ao menos 20% de pessoas negras, distribuídos em diversas hierarquias e funções, o Selo de Igualdade Racial, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, acaba de fechar a edição de 2023. A cerimônia de entrega do Selo ocorreu no Memorial da Inclusão, na noite de 21/11, na qual 70 instituições foram reconhecidas, sendo que 41 obtiveram a certificação pela primeira vez.
Entre as instituições que receberam o Selo Igualdade Racial pela primeira vez, Andresa Boccuzzi, da Boccuzzi Agência de Eventos era uma das mais emocionadas. De acordo com ela, 95% do quadro de funcionários da empresa é constituído por pessoas negras. “A economia do país gira em torno disso. O ser humano precisa entender que somos todos iguais”, afirma a dirigente.
Para a Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Soninha Francine, é difícil saber o que comemorar mais, se é a adesão de novas empresas, o que significa estar ampliando o alcance da iniciativa, ou a renovação do Selo que demonstra o compromisso pra valer das empresas participantes. A Secretária acredita que a conjunção de esforços proporciona uma realidade auspiciosa: “É impossível combater ao racismo e promover igualdade racial sem o envolvimento de absolutamente todo mundo das sociedades em geral, incluindo empresas e instituições não governamentais diversas, porque a inserção, o acesso à renda, ao mundo do trabalho e a possibilidade de realização depende completamente do envolvimento do setor privado”.
A Secretária Executiva de Promoção da Igualdade Racial, Elisa Lucas Rodrigues, comemorou os resultados do Selo Igualdade Racial e o sucesso da iniciativa que fazem com que empresas e organizações da sociedade civil tenham um olhar especial para a necessidade de inclusão da população negra no mercado de trabalho e ao mesmo tempo para o acesso a quadros de direção, uma vez que a população negra é maioria entre os brasileiros.
“Durante o ano promovemos um trabalho de formação e de sensibilização, buscando ao mesmo tempo aprender com a experiência das empresas”. Em 2023, a Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, da SMDHC, promoveu quatro atividades formativas com as instituições envolvidas no Selo Igualdade Racial 2022.
Cynthia Menezes Zanoni e Solange Feliciano são, respectivamente, representante e embaixadora da WhoMakesCode, organização de tecnologia voltada para promover as mulheres no mercado de trabalho. A instituição está renovando a concessão do Selo de Igualdade Racial. “Este ano é mais especial ainda porque também soubemos que vamos receber o Prêmio Nelson Mandela, por um projeto que desenvolvemos com meninas negras concluindo o Ensino Médio e o Profissionalizante, que obtiveram uma oportunidade no mercado de tecnologia”, afirma Cynthia.
Sobre a renovação do certificado, Solange acrescenta: “é a mostra do nosso trabalho de oito anos que se iniciou no Rio Grande do Sul por iniciativa da Cynthia e que veio para a cidade de São Paulo. Hoje a gente tem mais de mil meninas, negras e brancas, capacitadas em tecnologia”.
O deputado estadual Paulo Batista dos Reis, autor da Lei que institui o Selo e também da Lei de Cotas (Lei Municipal 15.939, de 2013) para ingresso na administração municipal de São Paulo, na época em que era vereador. “Quando aprovamos a Lei das Cotas Raciais da Prefeitura me veio a inspiração da Lei de incentivo às empresas privadas e organizações da sociedade civil para reconhecer políticas afirmativas. Hoje a Lei de Cotas de São Paulo serve de exemplo para outras cidades do país”.
Evolução do programa
A cada ano, o número de empresas e organizações certificadas ou que renovaram o Selo de Igualdade Racial aumenta. Este ano, na terceira edição do programa, o número total foi de 70, entre certificadas e aquelas que renovaram a certificação. Na edição de 2022, foram 49 empresas. Já a primeira edição de 2021, o número de certificadas foi de 27 empresas e organizações.
No portal da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania é possível acompanhar a evolução do programa do Selo de Igualdade Racial.
Veja aqui quais as instituições e empresas certificadas na edição 2023 do Selo.
Fotos da cerimônia: drive.google.com/drive/folders/1iaJpTQ4zY6_qyBXpnd4bcoWsSsfzo719?usp=sharing