O evento busca formas de educar, sensibilizar e engajar o público no combate ao racismo com uma experiência sensorial que inclui elementos lúdicos; mostra segue até a segunda-feira (22)
A secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, ao lado do secretário municipal de Educação, Fernando Padula, e de sua assessora especial, Adriana Vasconcellos, guiaram um grupo de 29 motoristas e cobradores de ônibus municipais durante a I Expo Internacional Dia da Consciência Negra, neste domingo (21), a partir das 11h. A visita foi educativa, para transmitir orientações para combater o racismo no transporte público e faz parte do programa de treinamento que a SPTRANS tem com os RHs das operadoras de ônibus.
Marta Suplicy celebrou o encontro: “Fiquei muito feliz, principalmente, porque ficou evidente o interesse deles pela história e a luta do negro no Brasil. Eles são essenciais para a cidade e é importante que saibam tratar todas as pessoas com dignidade. Eu confio muito neles!”
O secretário Fernando Padula, falando aos motoristas e cobradores, disse que a rede municipal de ensino tem mais de um milhão de estudantes matriculados e que a secretaria municipal de Educação está fazendo um curso de formação para todos os professores, levando a política de combate ao racismo estrutural para as salas de aula. “Vamos formar as novas gerações sem esse racismo estrutural”, afirmou.
Para Adriana Vasconcellos, essas ações são necessárias para que negros e não-negros possam identificar situações racistas e saibam como se posicionar. “É extremamente importante porque o racismo estrutural está intricado em todas as áreas, inclusive, no atendimento ao público. É para aqueles motoristas que não param para pessoas pretas, mas também para cobradores e motoristas negros que são humilhados por passageiros. A gente está falando de mobilidade e o racismo fala sobre o não direito à mobilidade, o não direito à cidade”, disse a idealizadora da Expo.
A visita
Durante a visita, os motoristas e cobradores puderam percorrer as cinco alamedas temáticas do evento – divididas em educação, cultura, saúde, mulher negra e empreendedorismo e tecnologia -, além do túnel do tempo, que faz uma viagem pela história das contribuições negras para a humanidade.
“Tudo o que vi aqui nos ensina que nós, negros, temos direitos e não só deveres. Achei que foi muito educativo. Vou procurar passar isso para os meus passageiros e mostrar para eles que existe uma cultura que eles nem imaginam o quanto é bonita e grandiosa. Pude saber que a minha descendência de negros trouxe muitas coisas boas”, compartilhou a motorista Maria Alves, de 59 anos.
O motorista Fernando Vieira, de 44 anos, também presente na visita à Expo, disse que, em seis anos de profissão, pôde testemunhar algumas situações de racismo em que não soube o que fazer. “Achei uma iniciativa muito bacana nos trazer aqui, uma experiência maravilhosa, e pude rever situações que aconteceram no passado que, até então, eu não sabia o que fazer. Isso a partir de agora vai mudar. Acho que as pessoas em geral deveriam participar mais de um evento como esse para adquirir conhecimento e levar para o dia-a-dia”, afirmou.
Programação
A Expo segue até a segunda-feira (22), das 10h às 20h, de forma totalmente gratuita no Pavilhão Oeste do Anhembi.
Ações antirracistas
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (SETRAM) e da SPTrans, participa com várias ações de conscientização e de combate ao racismo no Mês da Consciência Negra, além de atuar ativamente durante todo o ano com medidas e procedimentos de combate à discriminação no transporte público por ônibus.
Entre outras ações, a SPTrans está divulgando a 1ª Expo Internacional Dia da Consciência Negra de São Paulo com 92 ônibus do sistema de transporte municipal. “Essa foi uma ação que vai se tornar uma campanha consolidada de combate ao racismo no transporte público. Vamos intensificar essa mensagem para os passageiros informando que, sim, racismo é crime e que ele precisa denunciar”, afirmou Cilene Cabral, assessora da SPTrans.
A SPTrans também conta com duas edições especiais do Jornal do Ônibus, ambas com a frase “Racismo é crime: ligue 156 e denuncie”: uma edição, que está nos ônibus entre os dias 15 e 22 de novembro, para divulgar a Expo; e a outra, entre 23 de novembro e 15 de dezembro. Essa mensagem também é veiculada no sistema de som dos terminais e, também, em 150 cartazes fixados nos quadros de avisos dos terminais entre 4 e 30 de novembro.
Pandemia
De acordo com os protocolos sanitários estipulados na Resolução estadual nº 166, de 4 de novembro de 2021, as pessoas com mais de 12 anos terão que apresentar comprovante do esquema vacinal completo contra a covid-19. Aqueles que receberam apenas a primeira dose e menores de 12 anos deverão apresentar teste do tipo PCR negativo com até 48 horas de antecedência, ou antígeno realizado em até 24 horas antes do evento.
SERVIÇO
I Expo Internacional Dia da Consciência Negra
Data: 20, 21 e 22 de novembro.
Horário: Das 10h às 20h
Local: Pavilhão Oeste do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo)
Inscrições: https://bit.ly/3kOstJp