Sobre o painel
Aqui os palestrantes tratam do aspecto do que poderemos chamar de tripé do fundamento da sociedade brasileira: sentido da independência entre nós, a abolição brasileira e o movimento de aquilombamento, suas imbricações na sua estrutura social, política e econômica do país.
Horário: das 10h30 às 11h30.
Palestrantes
Flávio Gomes
É historiador e professor da UFRJ. Escreveu, entre outros livros, A hidra e os pântanos (2006) e O alufá Rufino (2011), com João José Reis e Marcus J. M. de Carvalho. Organizou, com Lilia M. Schwarcz, o Dicionário da escravidão e liberdade (2018) e a Enciclopédia negra (2021), que contou também com a colaboração de Jaime Lauriano. Licenciatura em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1990), bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1989), Mestrado em História Social do Trabalho (1993) e Doutorado em História Social (1997), ambas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como professor permanente nos programas de pós-graduação em História Comparada (PPGHC), História Social (PPGHIS) e Ensino de História (PPGEH), no Instituto de História da UFRJ. É professor colaborador do programa de pós-graduação em História da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem publicado livros, coletâneas e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, atuando na áreas de Brasil colonial e pós-colonial, escravidão, amazônia, fronteiras, campesinato e pós-emancipação.
Lília Schwarcz
É professora titular na USP e Global Scholar em Princeton. É autora de uma série de livros como: Retrato em branco e negro (prêmio APCA), O espetáculos das raças (prêmio APCA), As Barbas do Imperador (prêmio Jabuti livro do ano), A Batalha do Avaí (prêmio ABL), O sol do Brasil (prêmio Jabuti), Brasil: Uma biografia (finalista prêmio Jabuti), Lima Barreto – Triste visionário (prêmio Biblioteca Nacional, prêmio ANPOCS, finalista prêmio Jabuti, prêmio APCA). No ano de 2019 lançou Sobre o autoritarismo brasileiro. É colunista do jornal nexo e curadora adjunta para histórias do MASP.
Tom Farias, mediador
É carioca, formado em Letras e Comunicação Social. É escritor, crítico literário, ensaísta, dramaturgo e roteirista. Tem diversos livros publicados, com destaque para “Cruz e Sousa: Dante Negro do Brasil”, finalista do prêmio Jabuti 2009, e “José do Patrocínio: a pena da abolição”. Autor dos romances “A Bolha” e “Toda Fúria”, este a sair pela editora Autêntica. Publicou “Carolina, uma biografia”, finalista do Jabuti de 2019, e ganhador do prêmio Flup; e “Escritos negros: crítica e jornalismo literário”. Já recebeu diversos prêmios, entre os quais, o “Silvio Romero”,da Academia Brasileira de Letras. É crítico literário de O Globo e colunista semanal da Folha de S. Paulo. É o mais novo membro da Academia Carioca de Letras.
Sorry, no records were found. Please adjust your search criteria and try again.
Sorry, unable to load the Maps API.